Subversa

Subversa lança projeto editorial de livros com publicação do primeiro título

A Revista Subversa, atuante há 7 anos na produção e divulgação da literatura brasileira, acaba de dar origem a um projeto de edição de livros, a Subversa Edições, com foco na publicação de textos ensaísticos, teóricos e críticos nas áreas da Psicanálise, Arte e Filosofia. O projeto inicia com o lançamento do primeiro livro, de título “O artista e seu público: entre a psicanálise e a estética da criação”, de Morgana Rech, publicado recentemente, em junho de 2021. O livro é uma adaptação da tese de doutorado da autora, defendida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A expectativa é de, em breve, receber novos autores para publicação.

Sinopse: Estamos entre artista e expectador para argumentar que os motivos psicanalíticos da criação de uma obra de arte vão além da análise biográfica de quem a criou. Para argumentar que o entrelaçamento da psicanálise com a cultura faz dela um campo inseparável das manifestações artísticas e do espírito da época em que foi fundada. Para relembrar que ser afetado por uma expressão estética se registra no corpo e na sensibilidade. Para imaginar que é no abalo das fronteiras que o estranhamento ganha tonalidade estética a ponto de provar que o impossível se torna possível no registro da arte, assim como do inconsciente. Para promover no leitor o entendimento de que não há escrita sem leitura, nem criação sem recepção, nem eu sem o outro.

Sobre a autora: Morgana Rech é doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Teoria da Literatura pela Universidade do Porto, fundadora da Revista Subversa. Escreveu: “Noites Mal Dormidas” (2012), “Casa de Vidro” (2014) e “Poemas-Pesquisa” (2019). Trabalho como psicanalista no Rio de Janeiro.

Sobre o Autor

1 Comentário

  1. Felipe 17 de julho de 2021 em 09:09

    Parabéns Revista, a curadoria de textos de vocês é excelente, e esse é mais um projeto lindo! Grande abraço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados *

Entre em Contato

contato.subversa@gmail.com
Brasil: (+21) 98116 9177
Portugal: (+351) 91861 8367