Subversa

Sobre Rety Ragazzo

Nas palavras da própria ilustradora,

Tento, por traços e pontos, observar o mundo além de suas formas. Não há necessidade de impor pontos de vista quando se luta pela superação de padrões.

Sendo mulher, feminista e gorda, a necessidade de superar a uniformidade de olhares e estética  é questão de sobrevivência.

Há silêncios no ser mulher que as palavras ainda não nos dão repertório de vocabulário o suficiente para expressar. Encontrei no desenho a melhor maneira de imprimir isso.

A abundância de um corpo gordo permite que entre dobras se escondam os segredos da nossa libertação. A mulher gorda com asas é para mim a expressão dessa libertação e da contradição gerada pela mente leve em corpo denso.  Daí nasce a série de desenhos da Gorda Voadora e parceria com Ana Roxo nos desenhos de Entre Dobras.

Gordas em movimentos simples  porque a emancipação não se dá somente na complexidade, mas em focos do cotidiano, no deslocar do espaço e tempo.

Nessa edição da revista Subversa um novo desafio: ilustrar a partir das óticas desconstruídas e questionadoras de outros corpos, de outras silhuetas que dividem o mesmo espaço e tempo. No entanto, algo que nos une: a inquietação da forma dada do ser no mundo. A não aceitação da mesmice e o questionamento em borbulhas na garganta.

Rety Ragazzo | RE.RATTI@GMAIL.COM

Marcado com:

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados *

Entre em Contato

contato.subversa@gmail.com
Brasil: (+21) 98116 9177
Portugal: (+351) 91861 8367