Subversa

Carta de Amor | Joana Mourisco (Porto, Portugal)

Ilustração: A. Mimura


É estranho iniciar algo, do qual não fazemos ideia de como concluir. Assim em jeito pouco ajeitado, dou início a uma carta de amor com quase quatro décadas.

Com a ligeireza do ponteiro que bate nas duas da manhã, abandonei o estado líquido, cortado o irrigado cordão umbilical que me mantinha ligada ao batimento cardíaco da minha mãe.

A partir deste momento as trocas entre nós passaram a ser gasosas, verbalmente constritas, embora por vezes me deixasses ouvir o batimento do teu coração com o meu peito junto ao teu, para assim adormecer.

E foi a partir deste ritmo inicial, que construímos o nosso alfabeto em comum, a nossa própria linguagem muitas vezes dispersa, agressiva, dorida, angustiada e paralela.

Foi através de ti, mãe, que experienciei o mundo, mas especialmente me experienciei a mim.

Exorcizo aqui, por palavras, as emoções de lutas batalhadas, de um ego mental que inflama o meu peito e me esvazia o estômago.

E continuo a querer-te conhecer mais, longe desta dinâmica de mãe e filha. Longe desta pseudo pressão em que nos esgotamos em papéis.

Foram estas batalhas e lutas que me fizeram render a quem eu sou, com muitos pedaços distintos e opostos, com um cheiro estranho onde nem sempre me reconheço.

Estendo a tua e a minha dança até ao meu peito, enroladas no meu coração vivo, animado de vontade que um dia é de abrir os olhos e noutro dia é de os fechar para sempre.

E assim, pausada e harmoniosamente, me rendo um milímetro mais às evidências desta anima, nesta carinhosa história de amor.


JOANA DE ALMEIDA MOURISCO (Porto, 1978) é formada em engenharia do ambiente dedico-me ao processo de autodescoberta, utilizando a escrita como forma de traduzir o que não tem nome. Exponho alguns destes trabalhos no blogue pessoal joanamourisco.wordpress.com. | MOURISCOJOANA@GMAIL.COM

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados *

Entre em Contato

contato.subversa@gmail.com
Brasil: (+21) 98116 9177
Portugal: (+351) 91861 8367