Subversa

As vozes do Projeto Julho Literário | Dan Porto

 

Incentivar a leitura: o objetivo principal do Projeto Julho Literário. Em 2020, a segunda edição exigia, como diz Eliane Brum: “deslocarmos o centro do mundo”. Em parceria com o Blog Best Não Tão Seller, ampliamos o projeto para o formato audiovisual e buscamos autoras e autores contemporâneos e independentes. Foi uma jornada maravilhosa, para a qual contamos com a ajuda de amigas e amigos espalhados pelo país. As descobertas acarretaram gratas surpresas: coletivos organizados e atuantes, além de artistas refinados nas suas diversas vozes, estilos e gêneros.

Durante o mês de julho de 2020, pelo YouTube do Dan Porto, lemos e indicamos vinte autoras e autores de doze estados do Brasil, mais Portugal, essa nossa ponte sempre estendida sobre a Língua Portuguesa.

À época, eu dizia: “esta edição do Julho Literário será um espaço em deslocamento. […] se permitam descobrir escritoras e escritores atuais, que estão narrando histórias de suas aldeias, histórias universais por conta da potência. A gente precisa encontrar nossa voz dentro de nós mesmos”. E sustento, sempre foi tempo, mas agora é mais porque é a nossa vez, a nossa voz, a nossa hora de manter acesa a arte, a literatura, as periferias, as resistências, os afetos.

Por agora, chegamos nesta edição especial com artistas do Brasil e de Portugal, neste espaço que a Subversa, muito gentilmente, nos cedeu. Que apreciem e levem adiante. É preciso seguir.

A gente se vê por aí!


Dan Porto – RS/PR – @danportoeu

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados *

Entre em Contato

contato.subversa@gmail.com
Brasil: (+21) 98116 9177
Portugal: (+351) 91861 8367